Financiamento Factoring 

É um instrumento que está à disposição das empresas, para efectuar uma gestão da sua carteira de clientes, possibilitando o acesso a financiamento que pode ser complementar (ou mesmo substituí-las) com as linhas de crédito tradicionais dos bancos.

Factoring

O que é?

O Factoring ou também conhecido como fomento mercantil é uma solução que as empresas aplicam na tentativa de resolver os seus problemas de liquidez. Estes problemas de liquidez e de tesouraria derivam muitas vezes de atrasos de pagamentos de faturas dos clientes, sendo que o mecanismo de factoring pode assim dar resposta a muitas destas dívidas que por vezes resultam em grandes prejuízos para as empresas. É um instrumento que está à disposição das empresas, para efectuar uma gestão da sua carteira de clientes, possibilitando o acesso a financiamento que pode ser complementar (ou mesmo substituí-las) com as linhas de crédito tradicionais dos bancos. Tem como base, a cedência dos créditos a receber sobre Clientes, permitindo às empresas se financiar de forma a melhorar a sua gestão de tesouraria, ao mesmo tempo que beneficia de um serviço de gestão e acompanhamento das suas cobranças.

Factoring

Como funciona?

A sua empresa (Fornecedor) assina um contrato com uma empresa de Factoring (Factor).

Encomenda

  1. O cliente faz uma encomenda;
  2. O Fornecedor envia ao Factor, um pedido de análise do cliente, após essa análise o Factor aprova um limite de crédito para cobertura de risco de insolvência do seu cliente. cliente é normalmente notificado, pelo Fornecedor e pelo Factor, de que deverá liquidar todas as suas facturas directamente ao Factor.

Entrega

3. É entregue a mercadoria/produto ou efectuado o serviço contratado;
4. É emitida a fatura ao cliente;
5. Os créditos (faturas) emitidos sobre o cliente, são enviados ao Factor (cedência dos créditos);

Financiamento

6. O Factor financia normalmente até 90% do valor das facturas recebidas (IVA incluído), no prazo máximo de 48 horas. O remanescente (retenção) é usado como um fundo de garantia, para eventuais deduções às facturas;
7. O Factor efectua todo o serviço de acompanhamento das cobranças até receber o pagamento do cliente.

O crescimento do nível de competitividade entre as empresas, veio acentuar a importância de ter uma gestão profissional da sua carteira de clientes, permitindo assim às empresas, uma maior dedicação ao desenvolvimento e crescimento do seu negócio, aumentando as vendas e a qualidade do serviço prestado aos seus clientes. Ao mesmo tempo, as empresas aumentam a sua eficiência e podem beneficiar de reduções nos seus custos financeiros e de gestão administrativa dos seus clientes.
As empresas podem obter vantagens com a utilização do Factoring em todas as fases do seu desenvolvimento e destina-se a todas as empresas que vendam produtos ou serviços a outras empresas ou organismos públicos, independentemente da sua dimensão ou sector de actividade e de actuarem no mercado nacional ou de exportação.

Quais as implicações nas relações entre os seus actuais parceiros de negócio?

COM OS CLIENTES

As empresas aderentes mantém toda a exclusividade na relação comercial com os seus clientes, no entanto ficam livre de efectuar as cobranças, podendo assim aumentar o envolvimento com os seus clientes e concentrar-se no seu desenvolvimento.

COM A SEGURADORA DE CRÉDITO

Se já possuir uma apólice de Seguro de Crédito, o Factor pode actuar em parceria com a companhia de Seguros de Crédito, cedendo os direitos de indemnização contratualizados na apólice a favor do Factor, relativamente aos clientes cedidos, desde que, naturalmente, tenham limite de crédito em vigor e as suas vendas devidamente cobertas.

COM OS BANCOS

O Factoring amplia as fontes de financiamento de curto-prazo, para além dos produtos financeiros tradicionais. Parte do financiamento efectuado pelo Factor pode até funcionar como uma garantia para os Bancos. A empresa tem assim a possibilidade de manter a utilização das linhas de crédito com os seus parceiros bancários, que aceitam a referida garantia como forma de manterem condições mais vantajosas para o seu cliente. As relações com os Bancos são assim mantidas ou mesmo reforçadas já que o negócio dos Bancos e das empresas de Factoring são complementares, mantendo características distintas onde em muitos casos, os Bancos funcionam como consultores que aconselham os clientes a procurar empresas de Factoring como forma de obterem um conjunto mais completo de serviços de gestão e cobertura de risco.

FACTORING

Modalidades no Factoring 

Um contrato de Factoring inclui sempre a vertente do serviço de cobrança mas pode incluir igualmente, ou não, outros serviços como a gestão dos créditos tomados, a cobertura dos riscos de insolvência ou falência do devedor e o financiamento à empresa aderente.

FACTORING

FACTORING SEM RECURSO

Num acordo deste tipo, a sociedade de factoring assume o risco de insolvência ou de falência dos devedores.
Se estes não pagarem o que devem, a factor não pode exigir esse montante à empresa aderente. Normalmente, o risco é assumido na totalidade pela sociedade de factoring mas são possíveis situações onde o risco é partilhado entre os dois intervenientes.

Tendo em conta que a conta-corrente com os seus compradores irá diminuir, devido aos montantes adiantados pelo Financiador no Factoring Sem Recurso, o PMR (Prazo Médio de Recebimento) também irá diminuir. Isto será bastante relevante para a sua empresa. Portanto, melhorar este indicador é algo que todas as empresar devem ter em conta.

Os adiantamentos a receber do Financiador não serão comunicados ao Banco Central, logo não acrescem o seu endividamento bancário. Os outros bancos, não conseguirão saber os valores que a sua empresa recebe em Factoring Sem Recurso quando consultarem o endividamento da sua empresa no Banco Central. 

Ao diminuir o valor da Conta-Corrente com os Compradores, face ao Factoring Sem Recurso, o valor do Balanço da sua empresa irá diminuir. Pois, o valor que possuí em Clientes deixará de ser tão grande. Caso o Capital Próprio da sua empresa se mantiver e o Balanço diminua, a Autonomia Financeira irá aumentar. Este fator é importante, por ser uma das métricas mais relevantes para a análise financeira de uma Empresa.  Ao aumentar a autonomia financeira, a sua empresa poderá conquistas prémios de solidez financeira e passar a ser elegível para apoios ou subsídios por parte do governo.  

Pedro Fernandes

CEO, PRAZO.PT

Nesta modalidade, o risco de crédito está mais concentrado no Fornecedor. Com isto, a sua empresa pode conseguir adiantar o recebimento de Compradores com elevado risco. Caso o comprador não pague é a sua empresa que tem que devolver os valores adiantador ao Financiador. 

O Factoring Com Recurso, não incluí a cobertura de Risco de Crédito, logo tem custo mais reduzido pelo facto de ter menos serviços. 

Visto que o Factoring não incluí a cobertura de Risco de Crédito, os montantes possíveis de adiantar de um Comprador em específico, podem não estar limitados por um valor máximo. Com isto, é indiferente se as vendas são boas ou más, ou se o prazo para o Comprador pagar à sua empresa é grande ou pequeno. Pois, o financiador vai sempre adiantar os valores que faturar. 

Pedro Fernandes

CEO, PRAZO.PT

FACTORING

FACTORING COM RECURSO

Neste tipo de acordo entre a sociedade de Factoring e a empresa aderente, a primeira não assume o risco de crédito sobre os devedores. A factor simplesmente fornece um serviço de cobrança e de antecipação de fundos mas é a empresa aderente que é responsável pelos créditos. Se o cliente não pagar na data prevista, a factor tem um direito de regresso sobre o aderente.

FACTORING

Custos associados no Factoring 

A remuneração dos serviços prestados pelas empresas de Factoring, são essencialmente de dois tipos e são definidos no próprio contrato:

  • A comissão de factoring remunera o serviço de gestão operacional: processamento e monitorização das facturas recebidas, acompanhamento dos devedores, cobrança e tratamento de eventuais litígios e gestão dos pagamentos. O custo da cobertura de risco de crédito, se efectuado pelo Factor, será incluído na comissão de factoring.
  • O custo do financiamento tem normalmente como base um indexante de referência no mercado bancário (Euribor) acrescido de um spread (margem) e é calculado consoante o montante e a duração do financiamento.

Poderão existir encargos adicionais, dependendo do tipo de serviços prestados pelas diferentes empresas de factoring.

Pedir proposta

Caso tenha interesse em receber uma proposta para segurar a sua empresa contra o risco de não pagamento dos seus clientes sem qualquer custo ou compromisso.

Aguardamos o seu contacto.

SEGURO DE CRÉDITO

Transfere a responsabilidade dos créditos para a Seguradora, que os verifica e orienta de acordo com a capacidade de endividamento dos seus compradores.

SEGURO CAUÇÃO

O Seguro de Caução garante o pagamento de uma indemnização em caso de incumprimento por parte do Tomador, de uma obrigação que, por lei ou por convenção entre as partes seja caucionável.

INFORMAÇÕES

Informações Financeiras e Comerciais sobre os seus Clientes, Fornecedores e Concorrentes. Este tipo de informações facilita a identificação de oportunidades ou riscos para o seu negócio.

error: Conteúdo protegido!
Share This